domingo, 24 de maio de 2015

Fim da transição capilar: e agora?

Oi gente linda! Tudo bem com vocês?
Pois bem, o post tão esperado por mim finalmente chegou: terminei a transição capilar! \õ/
Se você não souber do que se trata, pode dar uma olhadinha nesse post aqui.


Então vamos começar do início. Fiz a última química no cabelo em dezembro de 2012 - quanto tempo, hein?! E apesar do cabelo estar super liso e fácil de cuidar (era só lavar e pronto) as consequências não eram nada legais: muita queda, quebra, muito frizz, cabelo opaco e sem vida... E o pior de tudo era ver que nem hidratação, nem reconstrução, nem salão, nada resolvia os problemas da química. E foi bem aí que decidi voltar ao natural!

O grande problema com meu cabelo natural é que ele é indefinido: nem liso e nem cacheado. Quando molhado ele cacheia bem, mas quando seco os cachos desmancham e viram volume - esse foi o motivo de eu ter feito química nele, estava farta de acordar com o cabelo ruim nos dias que eu mais precisava dele bonito! E sabe o que é engraçado? Quando optei pela transição eu não me lembrava desses detalhes sobre o meu cabelo natural. Aliás, eu até pensava em usá-lo só escovado, mas, com o tempo, percebi que trocar um cabelo com química por um natural sempre escovado é como trocar seis por meia dúzia - os problemas são os mesmos. E fica aí a dica: se quer realmente seu cabelo natural, lembre-se que ele deve ser usado totalmente natural.

E daí o tempo foi passando, passando... Minha raiz foi crescendo, crescendo... E finalmente, em março de 2015, terminei a minha transição capilar! Bem, como o corte do meu cabelo é em V, as mechas do meio (a ponta do V) ainda estão com uns 2 cm de química, mas nada que a próxima aparada de pontas não resolva! Aliás, essas pontas são tão pequenas que se misturam com os cachos naturais do cabelo.

Porém, como toda e qualquer garota que passa pela transição, não pude deixar de pensar: terminei a transição, e agora? É fato que as pontinhas com química seguravam bastante o volume do cabelo, mas, depois de cortá-las, o volume disse olá! Então, eu demorei um tempo pra entender como o meu cabelo estava e do quê ele precisava nessa nova fase.

No começo eu até fazia cachos com babyliss pra equilibrar o volume, mas agora já bolei meus truques pra usar os cachos naturais. Descobri que meu cabelo é ondulado e por isso é indefinido. Coques e penteados ao secar ajudam a deixar a raiz mais baixa e as pontas onduladas. Descobri que já não preciso cortar as pontas de 6 em 6 semanas (como quando tinha química), agora devo cortar as pontas de 3 em 3 meses até mesmo pro cabelo crescer mais! Precisei criar uma nova rotina de lavagem e buscar outros cremes de hidratação mais compatíveis com meu cabelo natural.

Enfim, demorei pra escrever esse post justamente por estar testando meu novo cabelo! Resumindo, se você está em fase de transição ou até mesmo pensando em fazê-la, eu te dou uma dica: faça! Ainda que dê um trabalhinho a mais e haja um certo preconceito da sociedade contra os cabelos naturais, o cabelo natural é muito mais saudável e compensa demais a sensação de amar seu cabelo do jeitinho que ele é!

6 comentários:

  1. Eu nunca fiz química no cabelo, mas quando era adolescente só usava ele escovado. Aí teve um dia que cansei e decidi usar meu cabelo natural. Meus cachos não eram muito modelados, então muitas vezes ele ficava estranho mesmo, então comecei a usar uma receitinha caseira que me ajudou muuuito!! Hoje em dia meu cabelo já se acostumou a ficar ao natural e os cachos modelam sozinhos, já não preciso usar mais a receitinha. Mas ela já me ajudou muito :)
    Gravei um vídeo ensinando, testa e vê se te ajuda nesse processo!
    Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=lfwQ0ULVHaQ

    Beijoos
    http://www.estrelaminha.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!
      Sorte a sua que nunca usou química no cabelo, porque dá o maior trabalho pra tirar!
      Eu dei uma olhada no seu vídeo e parece que realmente ajuda! Vou testar logo logo! =]

      Excluir
  2. Posta ft para vermos como ficou *--*
    http://diariodelolivlet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida!
      Talvez eu coloque uma fotos pra vocês verem! =]

      Excluir
  3. Já??? Caramba, parece que foi ontem que você começou!!!
    Adorei acompanhar todo esse processo e fico feliz que tenha alcançado o seu objetivo!
    A única coisa que realmente senti falta foi de ver fotos, para fazer uma comparação, sabe? Como era e o resultado final.
    De resto, parabéns!!! =)

    Beijos,
    www.miragemreal.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carol! =]
      Pode até parecer que passou rápido, mas só eu sei o loongo processo que foi!
      Sobre as fotos, a expectativa é que agora o cabelo esteja mais bonito, mas na realidade não é bem assim! Mas por mais que ele ainda esteja um pouco indefinido e volumoso, estou mais feliz assim do que com química! =]

      Excluir

Sua opinião será sempre bem vinda *--*