segunda-feira, 19 de maio de 2014

Umectação capilar

Oi gente linda! Tudo bem com vocês?
Hoje vou falar sobre mais um tratamento caseiro que é ótimo para os cabelos! A umectação (banho de óleo) é um tratamento perfeito pra se encaixar no cronograma capilar - na parte de nutrição.

imagem: patricinhaesperta.com.br

O tratamento consiste em aplicar óleos no cabelo. Isso vai dar mais maciez aos fios, redução do volume e redução do frizz, além de segurar a hidratação por mais tempo - ou seja, é um tratamento indispensável! E sabe qual é a melhor parte? É muito fácil de fazer e também é super barato!

No geral, existem dois modos de fazer a umectação:
1º) Umectação noturna: aplicar o óleo nos fios à noite, cobrir com uma touca e deixar agir durante toda a noite. Lavar bem o cabelo no dia seguinte e fazer uma hidratação - de preferência com máscara nutritiva.

2º) Pré-lavagem: aplicar o óleo nos fios algumas horas antes de lavar - recomendo deixar agir por, no mínimo, 2 horas. Depois lavar e hidratar com máscara nutritiva.

Bem, eu acredito que deixar agir durante a noite é muito melhor. Mas, como minha rotina não permite lavar o cabelo de manhã, eu acabo fazendo do 2º modo.

Outra dúvida que surge é: qual óleo devo usar? Eu sempre uso o azeite de oliva, porque sempre tem em casa e eu gosto muito do resultado. Mas existem muitas opções pra vocês - temos óleo de coco, óleo de argan, azeite de oliva extra virgem, óleo de amêndoas e óleo de mamona. Eu nunca tentei com outro óleo que não fosse o azeite, mas acredito que todos sejam bons. Você pode escolher algum, mas sempre lembrando que os óleos precisam ser de origem vegetal e 100% naturais.

É preciso umectar com o cabelo sujo? Bem, eu prefiro fazer com o cabelo sujo, porque para tirar o óleo do cabelo eu precisarei lavar bem, então, se eu lavar antes de aplicar o óleo, vou acabar precisando lavar 2 vezes e como meu cabelo já é seco poderia estragar minha hidratação. Portanto, acho melhor pra mim umectar o cabelo sujo e lavar apenas uma vez.

Por último, achei um vídeo que demonstra bem como fazer uma boa umectação! No vídeo, a moça faz muita massagem no cabelo e eu percebi que não faço isso! Hahaha! Prometo que vou tentar melhorar meu método! Outro detalhe é que ela gasta pouco óleo. Ela joga apenas 2 colheres de óleo na raiz e vai massageando - isso é ótimo porque eu gastava óleo demais passando mecha a mecha! Com certeza vou aprimorar meu método! Segue o vídeo:


Então, menininhas, é isso! Espero ter esclarecido bem o assunto pra vocês! Qualquer dúvida, me perguntem nos comentários!
Para fazer esse texto, peguei referências aqui e aqui.
Beijo, boa semana e fiquem com Deus! <3

2 comentários:

  1. eu tinha dúvidas sobre esse cronograma capilar,principalmente a parte de umectaçao.Gostei do post.Bjo!
    www.mulherunika.com

    ResponderExcluir

Sua opinião será sempre bem vinda *--*