segunda-feira, 14 de abril de 2014

Reconstrução ácida

Oi gente linda! Tudo bem com vocês?
Bem, no último post do #ProjetoRapunzel eu destaquei o tratamento caseiro que fiz - a reconstrução ácida - e lembro que muitas leitoras ficaram curiosas pra saber como é, então, hoje venho explicar pra vocês!


A reconstrução ácida é um tratamento que vai reduzir o ph do cabelo, fechando as cutículas dos fios (quem aí se lembra das aulas de química?). Em outras palavras, esse tratamento vai selar os fios pra que eles segurem melhor os tratamentos que fizermos posteriormente. Deu pra entender?

Então, vamos aprender a fazer!
Você vai precisar de:
- Shampoo transparente (se não tiver, pode usar o hidratante mesmo)
- Vinagre de maçã (quando vi isso pela primeira vez, minha reação foi do tipo "eu nunca vou passar vinagre no meu cabelo!" Hahaha, mas depois eu me rendi!)
- Máscara reconstrutora (tem resenha aqui)
- Máscara hidratante (tem resenha aqui)
- Creme sem enxágue ou leave-in

Bem, a receita original indica aplicar o vinagre após o shampoo, mas eu preferi não fazer assim. Pense bem, se é um selador de cutículas e eu aplicar antes da máscara, a máscara não vai penetrar no cabelo, certo? Imagine isso como passar condicionador antes da máscara de hidratação.

Como eu fiz: Lavei o cabelo duas vezes com shampoo hidratante (não tenho o transparente) e apliquei a máscara de reconstrução no cabelo, deixei agir por uns 10 minutos e enxaguei bem. Depois, apliquei a máscara de hidratação, deixei agir por mais 10 minutos e enxaguei. Então, apliquei um pouco de água com vinagre (sim, você vai diluir o vinagre na água, numa medida de meia xícara de vinagre pra quatro xícaras de água, okay?). Apliquei um pouco da água com vinagre, deixei agir por uns 3 minutinhos e enxaguei. Depois disso, apliquei o condicionador, enxaguei e apliquei o resto da água com vinagre e deixei no cabelo.

Então, é um tratamento longo, mas não tem erro nenhum. Depois de terminar, passei um leave-in e deixei secar normalmente - o cabelo ficou muito bom! Senti de verdade que os fios ficaram menos rígidos que de costume, o cabelo ficou mais macio e com balanço! Amei! <3

Aprendi esse tratamento no blog da Bia, lá ela recomendou que quem está com o cabelo danificado pode fazer de 15 em 15 dias. Mas, como estou seguindo meu cronograma capilar, deixo pra fazer sempre na primeira reconstrução do cronograma!

É isso meninas! Espero que tenham entendido direitinho e tentem fazer em casa! Qualquer dúvida, me perguntem nos comentários! =]
Beijo, com Deus!

10 comentários:

  1. O tratamento parece ser eficaz, só falta paciência para gastar tanto tempo em função do cabelo rs

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Flávia, é preciso paciência pra fazê-lo, mas garanto que vale à pena! =]

      Excluir
  2. Amei a dica *u*

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  3. amei seu blog,no poste gasta bem menos do que ir no salão! bem interessante

    sou nova aqui, segui! conheça:
    http://gitavaresblog.blogspot.com.br/ kisses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi, seja bem vinda!
      Sim, é essa a intenção, fazer bons tratamentos em casa gastando menos! =]

      Excluir
  4. Mega bom essa receitinha, já anotei.

    Beijokas e tenha um ótimo feriado!
    http://tudooqueelasgostam.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha! Que bom Line! =]
      Um ótimo feriado pra você também!

      Excluir
  5. Seu bom é bem organizado.

    http://marcos-guima.blogspot.com.br/

    Abraço.

    ResponderExcluir

Sua opinião será sempre bem vinda *--*