quinta-feira, 3 de abril de 2014

Plano de recuperação capilar #2

Oi gente linda! Tudo bem?
Não sei se já perceberam, mas eu sempre tento balancear os textos pra deixar numa ordem mais legal - tipo alternar posts sobre cabelos, música, sentimentos, etc. Mas acontece que, ultimamente, tenho postado muitos textos sobre cabelos, não é? Me desculpem, mas não é propositalmente, é falta de inspiração mesmo...

Mas enfim, hoje vamos falar sobre a segunda etapa do plano de recuperação capilar - a nutrição! Se você não viu a primeira (hidratação), clique aqui.


O que é nutrição?
Bem, como já sabemos que a hidratação é a reposição de água, a nutrição é a reposição de lipídeos, ou seja, óleos, nutrientes. Imagino eu que seja a parte mais importante por devolver a beleza dos fios!

Como já falei algumas vezes, a nutrição vai complementar a hidratação. Podemos enxergar nosso cabelo como nosso próprio corpo - precisamos de água e nutrientes pra sobreviver, certo? Então essa é a finalidade da combinação de hidratação e nutrição, manter o cabelo "vivo" e saudável.

Navegando no google achei milhares de receitas de nutrição, por ser um tratamento à base de óleos podemos fazer diversas combinações com coisas que temos em casa mesmo - principalmente frutas! Aqui vai uma receitinha de nutrição:
- 1/2 mamão
- 1 banana
- 1 colher (sopa) de azeite extra virgem

*Amasse bem as frutas e misture com o azeite para aplicar nos cabelos.
Bem, como é uma mistura bem oleosa pode acabar pesando nos fios. No site que achei a receita, foi recomendada a lavagem após deixar a mistura 20 minutos no cabelo. Então, assim como fazemos na umectação, recomendo que após aplicar a mistura e deixá-la agir, lave os cabelos com um shampoo condicionante (daqueles 2 em 1, sabe?), pois esse shampoo não vai remover os nutrientes da receita. Após a lavagem também recomendo que use uma máscara nutritiva - tem resenha aqui.

Bem, uma dúvida que sempre surge sobre nutrição é saber diferenciar máscaras hidratantes e nutritivas. Para entender essa diferença, você precisa ficar atenta a três coisas: o rótulo da máscara, a composição e os efeitos no seu cabelo. Quando a máscara não especifica o que é pela embalagem, podemos observar a composição - sendo à base de óleos, certamente será nutritiva. Também podemos olhar pelos efeitos no cabelo, pois a nutrição deixa seu cabelo mais pesado do que a hidratação.

Então, meninas, é isso! Espero outra vez ter ajudado a entender esse processo! Hahaha!
Para fazer essa postagem, peguei referências aqui e aqui.
E ah, não se esqueçam que a nutrição é feita 2x após 2x de hidratação, okay?
Beijo, com Deus! <3

12 comentários:

  1. Gosto de não apostar nessas receitas malucas caseiras do google sabe? Acho que se a pessoa não seguir pode acabar não funcionando em nada, por isso prefiro apostar em produtinhos mesmo. Meu cabelo andava muito opaco assim e ressecado, porque eu costumava dar escova nos cabelos por conta do frizz, pra disfarçar. A melhor coisa que eu fiz foi deixar de dar escova ou chapinha no cabelo e dar uma hidratação caseira de 15 em 15 dias durante um ano. Mas cada caso é um caso, né? Mas sei que a melhor forma de recuperar os cabelos é ter muita paciência mesmo, porque na maioria das vezes leva muito tempo.

    http://leitecombiscotos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, cada caso é um caso. Se seu cabelo fica bonito com hidratação de 15 em 15 dias é porque ele é realmente bom!
      Mas pra quem tem cabelo danificado, com química e tal, é necessário fazer essa rotina pra recuperar a beleza e a força do cabelo. =]

      Excluir
  2. Bacana o post!
    Beijos.

    http://viajakate.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Hmmm gostei, vou tentar fazer aqui!

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
  4. Gostei das dicas, já tinha ouvido falar da receitinha caseira, mas mesmo assim é sempre bom ler modos de deixar o cabelo mais bonito.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, sim Flávia! Dicas de cabelos são sempre bem-vindas! =]

      Excluir
  5. Sério que essa receitinha aí funciona? Vou experimentar hein!
    Meu cabelo, por ser loiro nas pontas, precisa bastante de hidratações.

    Beijos,
    www.miragemreal.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que sim, Carol! Já fiz hidratação com azeite e foi muito boa! =]

      Excluir
  6. Acho que essas receitas devem ser boas.


    www.elaecrista.com

    ResponderExcluir

Sua opinião será sempre bem vinda *--*