sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Hidratação, nutrição e reconstrução - como entender?

Oi gente linda! Tudo bem com vocês?
Já faz um tempinho que quero fazer essa postagem, pois se trata de uma rotina importante pra quem tem química no cabelo. Imagino que você já tenha ouvido diversas vezes a expressão "hidratação, nutrição e reconstrução", bom, não sei vocês, mas eu tive uma grande dificuldade pra entender esse processo. Na verdade, eu só aprendi de fato quando comecei a praticar. Então, vou tentar explicar um pouquinho pra vocês!


Alguns anos atrás eu fazia muita hidratação no meu cabelo, mas nunca sentia ele verdadeiramente hidratado. E só depois de estudar o assunto que descobri a causa dos maus resultados: acontece que eu não sabia diferenciar máscaras reconstrutoras e hidratantes, sabe, pra mim qualquer máscara era hidratante. Então, eu comprava uma máscara reconstrutora de 1kg e usava feliz sem nem imaginar que estava detonando meu cabelo! Vamos entender.

O plano de recuperação capilar está dividido em três etapas - as tanto faladas hidratação, nutrição e reconstrução. Bem, a rotina mais indicada para manter os cabelos hidratados é - 2x hidratação, 2x nutrição e 2x reconstrução - necessariamente nessa ordem.

Para entender melhor, imagine que seu cabelo esteja danificado e você queira começar a cuidar dele agora. O primeiro passo é fazer duas hidratações para que seu cabelo fique mais, digamos, "vitaminado". O segundo passo é fazer duas nutrições, bem, a nutrição serve para manter o cabelo hidratado, ou seja, um complemento para o primeiro passo. O terceiro passo é fazer duas reconstruções - bom, essa é a parte mais importante pros cabelos danificados -, a reconstrução vai repor a queratina perdida do cabelo e ajudar a deixá-lo mais forte, então, por ser um tratamento mais "pesado" necessita que os cabelos já estejam preparados pra isso, ou seja, que já estejam hidratados. Entendeu? Agora dá pra imaginar porque meu cabelo nunca ficava legal com a historinha que contei no começo do texto, né?

A maior dificuldade que percebo nas leitoras é identificar qual creme faz o quê. Sei como é, e o mais complicado é diferenciar os cremes de hidratação e nutrição - até mesmo porque, hoje é difícil encontrar cremes que tenham apenas a função de hidratar, as marcas estão misturando tudo e complicando nossa vida! Porém, os cremes de reconstrução já são mais fáceis de identificar - eles sempre indicam isso nas embalagens e, na maioria das vezes, contém queratina. Bom, para facilitar o entendimento de vocês, aqui tem resenhas de cremes de hidratação e nutrição, e aqui tem resenha de reconstrução.

Bom, espero que tenha ajudado vocês a entender melhor essa dinâmica. Nas próximas semanas, vou tentar fazer um post pra cada item, por exemplo, falar um pouco mais sobre a função da hidratação, dar uma receitinha, e assim por diante, vocês curtem?

22 comentários:

  1. amei as dicas, agora entendi essa coisa complexa rs

    http://historiaimperfeita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii! Passando aqui pra avisar que fiz uma visitinha no seu blog e te parabenizar, porque se antes eu já te admirava bastante, hoje admiro muito maais! Vi várias postagens e adorei tudo viu flor?
    Parabéns, muito sucesso! Beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana! Você não tem ideia de como fico feliz com essas palavras!
      Eu senti saudades de você aqui no blog, afinal, você é uma das minhas primeiras leitoras!
      Super obrigada! <3

      Excluir
  3. Eu também concordo que é dificil entender o função de cada creme..
    Otimas dicas floor!
    Amei seu blog, já estou seguindo aqui !!
    Se poder retribuir ficaria muito feliz em ter você lá no meu cantinho!!

    otimo domingo... beijinhos
    http://fanilairy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Fani! Logo vou retribuir! =]

      Excluir
  4. Adorei essas dicas! Não sabia de algumas e quase nunca sei diferenciar esses tais cremes hahah
    Adorei seu blog flor e já estou te seguindo! Seu blog é muito lindo, parabéns!
    Um super beijo pra você <3
    docesexpressoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ellen! No começo, realmente é difícil diferenciar os cremes, mas com o tempo a gente aprende! =]
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Você me salvoooou nesse post. Eu realmente não sabia a diferença.
    Blog: http://teoremademari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa adorei o post eu não sabia a diferença

    cherrycharming2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Faltou colocar uma tabelinha da frequência pra se fazer isso: hidratação, nutrição, etc. Acho que assisti um vídeo da Ray Nicácio sobre isso. Só esqueci de pegar o esquema. Mas, como não posso investir no meu cabelo agora, vou deixando pra depois...u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A frequência mais indicada é: 2x hidratação, 2x nutrição e 2x reconstrução, só vai depender da frequência que você lava seu cabelo. =]

      Excluir
  8. Eu nunca entendi muito bem isso e achei o post bem informativo, o que é ótimo! Adorei mesmo *o* Eu fiz uma especie de hidratação outro dia e, agora, não sei o que era mesmo... IUHDEUIHDEI
    http://www.diarioruivo.com/ <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Acontece muito, Stella, no começo a gente fica perdidinha mesmo!
      Que bom que gostou do post! =]

      Excluir
  9. vi seu blog e adorei já estou seguindo se puder retribuir agradeço
    http://dycasdataty.blogspot.com.br
    fan page https://www.facebook.com/DICADATATY

    ResponderExcluir
  10. Adorei Glenda, sempre faço meu cabelo no salão, então usa mais a hidratação feita lá mesmo. Mas, adorei saber mais sobre cada um.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Iasmin!
      Geralmente, a hidratação do salão é mais reconstrutora, sabe, à base de queratina. Mas aí depende de cada salão! =]

      Excluir
  11. Oi Glenda! Sou leitora nova. hihi :). Eu uso o shampoo, condicionador e máscara de tratamento para cabelos cacheados da linha Sou (Natura), e eu sinto meu cabelo bem mais leve do que antes.... mas sinto que preciso fazer hidratação, pois fiz umas bobagens no meu cabelo que o deixaram com (ainda mais) frizz... E é bem na parte onde surgem fios novos, perto da testa... O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana! Tudo bem? Seja bem vinda! =]
      Bom, não entendo tanto de cabelos quanto gostaria, rs, mas sei que o frizz é um grande pesadelo nas nossas vidas!
      Então, a melhor solução pra todos os tipos de cabelos é sim a hidratação. Mas saiba que, dificilmente, o frizz vai acabar todo. Olha, eu sigo esse cronograma que citei acima, toda semana faço uma hidratação ou nutrição, etc. Mas também faço escova toda semana, então o frizz é inevitável. A diferença é que o cabelo hidratado quebra menos e fica mais bonito.
      Te aconselho também a procurar uma máscara específica pra seu tipo de cabelo. Já ouvi falar que a máscara "Frizz Easy - John Frieda" é muito boa pra conter o frizz. Então fica aí a dica! Espero que te ajude! =]

      Excluir

Sua opinião será sempre bem vinda *--*